Pular para o conteúdo principal

Depressão

De acordo com dados da OMS - Organização Mundial da Saúde, atualmente mais de 120 milhões de pessoas sofrem de depressão ao redor do planeta em suas diversas modalidades: leve, moderada, grave sem sintomas psicóticos, grave com sintomas psicóticos. Para piorar esse cenário, a mesma organização prevê que em 2020 esta será a segunda causa de incapacidade nas organizações.

A depressão é uma doença do organismo como um todo, que compromete o físico, o humor e, conseqüentemente, o pensamento. A doença altera a maneira como a pessoa vê o mundo, sente a realidade, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer pela vida. "É uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na \fossa\ ou com \baixo astral\ passageiro. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme como se sente e pensa sobre os outros e sobre o mundo.

Pesquisas da OMS revelam que as mulheres são as que mais sofrem com o transtorno - estima-se que 25% delas têm depressão em alguma fase da vida –, que geralmente está relacionado à baixa renda, doença ou morte de filhos ou marido, insegurança com relação à carreira e violência. "As síndromes e reações depressivas surgem com muita freqüência após perdas significativas: de uma pessoa muita querida, de um emprego, de um local de moradia, do status socioeconômico ou de algo puramente simbólico.

Se o indivíduo tiver predisposição biológica e hereditária, pode desenvolver a depressão com ou sem a presença de fatores de vida estressantes.

Olhe com atenção para os funcionários da sua empresa. Sentimentos como tristeza, desânimo, agitação e ansiedade, quando demonstrados em excesso, podem ser um mau sinal. Se eles estiverem associados a sintomas como perda ou aumento de apetite, aumento no número de atestados médicos, faltas sem justificativa e queda na produtividade, você já tem quase a prova definitiva de que o profissional está passando por algum problema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini currículo!

Terapeuta Holístico. Psicoterapeuta Holístico, cromo terapeuta, Iridoterapeuta, Massoterapeuta, terapeuta Floral. Foi Coordenador técnico do Centro terapêutico Nova Esperança, referencia no tratamento da dependência química no estado de Goiás. A mais de 13 anos atua como voluntário/coordenador em grupos de Amor-Exigente. Consultor organizacional, na avaliação, treinamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares voltadas à dependência química e co-dependência. Conselheiro Terapêutico, prestando assessoria ás comunidades terapêuticas e outras organizações. Presta assessoria e consultoria, na implantação de programas empresariais, voltado à qualidade de vida, prevenção ao uso e abuso de álcool, drogas e comportamentos compulsivos, tratamento e acompanhamento dos dependentes químicos no ambiente organizacional. Executa palestras: em empresas, escolas, grupos de jovens, grupos religiosos, grupos de autoajuda, presídios, etc. Atendimentos individuais de...

O que é a ABRATH?

Atualmente, é necessário que, um profissional seja capacitado o bastante para demonstrar a veracidade do seu serviço ou a qualidade do seu produto, conquistando a confiança de seu cliente, com honestidade e ética. A Terapia Holística não é exceção. Nossa categoria profissional de prestadores de serviços vem crescendo exponencialmente. Se no passado distante, as técnicas holísticas eram vistas como enganadoras e no passado recente como “terapias alternativas”, nos dias atuais, somos profissionais com uma missão bem determinada: orientar as pessoas para buscar o seu equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual em diversas técnicas como Terapeuta Holístico. Objetivo Nosso objetivo é atuar junto com Terapeutas Holísticos que têm a missão holística em mente e colaborar para adquirirem mais autoconfiança e transmitirem esta confiança para seus clientes. Como foi dito, é necessária uma comprovação na sociedade atual. O Certificado de Responsabilidade Técnica Holística (CRTH), com abr...

O Poder da Energia Sexual.

A sexualidade é algo muito amplo que não se resume apenas na reprodução humana, como muitas religiões ainda pregam, pois a energia sexual é fundamental para podermos cumprir o nosso programa reencarnatório e realizarmos as aprendizagens necessárias. Em verdade, uma vida sexual saudável pode proporcionar ao ser humano a alegria de viver e o entusiasmo pela vida. Pelo contrário, reprimir o fluxo da energia sexual pode acarretar inúmeros desvios e distúrbios em sua vida. Freud, o pai da psicanálise, estudou e chamou de libido essa energia sexual. Em seus estudos, descobriu que a repressão da libido provocava várias doenças em seus pacientes. Seu discípulo, William Reich, dizia também que a saúde do ser humano dependia de sua sexualidade. Freud definiu saúde mental como sexualidade e sociabilidade naturais, espontânea satisfação pelo trabalho e capacidade de amar. Apesar de termos hoje laboratórios para estudar e entender o funcionamento sexual humano, ainda assim vivemos numa socied...