Pular para o conteúdo principal

ONU aponta alto consumo de remédios no Brasil, alerta!!


O Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta um alto consumo de medicamentos no Brasil, com destaque para os analgésicos, que podem causar dependência.
O documento do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, na sigla em inglês) mostra que o país está ao lado de Costa Rica e Chile como os que mais usam essas substâncias na América Latina e Caribe.
De acordo com o estudo, foi detectada alta concentração de uso não médico de opioides (analgésicos) de prescrição na Costa Rica, Brasil e Chile. Os mais comuns são a base de codeína, usada no tratamento de dores muito fortes, especialmente após cirurgias. Seu uso abusivo, no entanto, pode levar à dependência química.Em toda a América do Sul estima-se que entre 0,3% e 0,4% da população adulta (ou quase um milhão de pessoas entre 15 e 64 anos) faça uso de opiodes, incluindo o uso irregular de medicamentos.
Já o uso irregular de remédios para emagrecer, a base de anfetaminas, se manteve estável nos países da América Latina e em patamar próximo da média mundial. A ONU estima que entre 0,5% e 0,7% da população entre 15 e 64 anos (entre 1,34 milhão e 1,89 milhão de pessoas) faça uso desses medicamentos na América Latina. Esses produtos são legalmente prescritos como anoréxicos e para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção.
Na região, o Brasil, a Venezuela e a Argentina se mantiveram como os países com maior prevalência e número absolutos de usuários de anfetaminas e metanfetaminas na América do Sul. O representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes no Brasil, Bo Mathiasen, comentou o uso de medicamentos no Brasil.
- O uso abusivo de medicamentos atinge mais as mulheres, principalmente com o uso dos remédios para emagrecer, embora o país tenha feito esforços e avanços no controle desses remédios nos últimos anos. Há alguns anos atrás o Brasil tinha um problema bastante sério com este tipo de medicamentos e hoje em dia a situação está muito melhor.
De acordo com uma pesquisa nacional relatada no estudo, 10,5% dos estudantes brasileiros relataram o uso de anfetaminas em 2009. A porcentagem foi maior entre as mulheres, de 14,1% do que entre os homens, de 5,5%. De acordo com o relatório, o uso de anfetaminas é maior entre as mulheres ‘ devido aos efeitos anoréxicos e a uma cultura predominante de uso de medicamentos para o propósito de perda de peso’.
O relatório diz ainda que drogas prescritas substituem outras drogas ilícitas por serem consideradas menos nocivas, já que são indicadas por médicos, por serem mais baratas que drogas proibidas e por serem mais aceitas socialmente.Outro fator para a crescente popularidade dessas drogas, diz a UNODC, é que pacientes as compartilham ou as vendem para parentes e amigos. O órgão diz que seu uso é especialmente comum entre jovens adultos, mulheres, idosos e profissionais da saúde.
Cocaína
O relatório da ONU também mostra o uso de drogas ilícitas. De acordo com o relatório da ONU, o consumo de cocaína e de heroína ficou estável na América do Sul em 2009. Naquele ano, 900 mil pessoas declararam ter feito uso da droga no Brasil. Somados, Brasil, Argentina e Chile têm dois terços dos usuários de cocaína da América do Sul.
- O Brasil está com consumo comparado aos vizinhos no mesmo nível. O número de 900 mil pessoas comparativamente com a população é um número dentro da média. Este uso inclui o crack.
Maconha
O relatório mundial sobre drogas aponta ainda que a maconha é a droga mais produzida e consumida no mundo todo. Em 2009, 4,5% da população adulta, ou cerca de 200 milhões de pessoais, consumiram a droga.
E você está se auto-medicando??
coloque aqui sua opinião.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder da Energia Sexual.

A sexualidade é algo muito amplo que não se resume apenas na reprodução humana, como muitas religiões ainda pregam, pois a energia sexual é fundamental para podermos cumprir o nosso programa reencarnatório e realizarmos as aprendizagens necessárias. Em verdade, uma vida sexual saudável pode proporcionar ao ser humano a alegria de viver e o entusiasmo pela vida. Pelo contrário, reprimir o fluxo da energia sexual pode acarretar inúmeros desvios e distúrbios em sua vida. Freud, o pai da psicanálise, estudou e chamou de libido essa energia sexual. Em seus estudos, descobriu que a repressão da libido provocava várias doenças em seus pacientes. Seu discípulo, William Reich, dizia também que a saúde do ser humano dependia de sua sexualidade. Freud definiu saúde mental como sexualidade e sociabilidade naturais, espontânea satisfação pelo trabalho e capacidade de amar. Apesar de termos hoje laboratórios para estudar e entender o funcionamento sexual humano, ainda assim vivemos numa socied...

O que é uma Crença?

  Uma crença é qualquer princípio orientador que pode proporcionar significado e direção na vida. As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo, têm grande impacto sobre a qualidade das nossas experiências. Podem dar apoio ou inibir um comportamento. São enfim, como um comando do cérebro. Quando acreditamos com convicção que alguma coisa é verdade, é como se elaborassemos uma profecia que tem o poder de auto-realizar, pois mandamos ao cérebro um comando para representar o que está a ocorrer. Para ilustrar este conceito, costumo contar a história do menino que passou horas a observar um jovem que, com grande concentração batia incessantemente num bloco de pedra. Sem entender a natureza da atividade do jovem, o menino perguntou-lhe: “Senhor, porque estás a bater nesta pedra?” E Miguel Angelo, olhando para o menino respondeu: “Porque dentro dela há um anjo que quer sair…” Ora, se quisermos mudar o comportamento, temos que apr...

O que é a ABRATH?

Atualmente, é necessário que, um profissional seja capacitado o bastante para demonstrar a veracidade do seu serviço ou a qualidade do seu produto, conquistando a confiança de seu cliente, com honestidade e ética. A Terapia Holística não é exceção. Nossa categoria profissional de prestadores de serviços vem crescendo exponencialmente. Se no passado distante, as técnicas holísticas eram vistas como enganadoras e no passado recente como “terapias alternativas”, nos dias atuais, somos profissionais com uma missão bem determinada: orientar as pessoas para buscar o seu equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual em diversas técnicas como Terapeuta Holístico. Objetivo Nosso objetivo é atuar junto com Terapeutas Holísticos que têm a missão holística em mente e colaborar para adquirirem mais autoconfiança e transmitirem esta confiança para seus clientes. Como foi dito, é necessária uma comprovação na sociedade atual. O Certificado de Responsabilidade Técnica Holística (CRTH), com abr...