Pular para o conteúdo principal

ONU aponta alto consumo de remédios no Brasil, alerta!!


O Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta um alto consumo de medicamentos no Brasil, com destaque para os analgésicos, que podem causar dependência.
O documento do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, na sigla em inglês) mostra que o país está ao lado de Costa Rica e Chile como os que mais usam essas substâncias na América Latina e Caribe.
De acordo com o estudo, foi detectada alta concentração de uso não médico de opioides (analgésicos) de prescrição na Costa Rica, Brasil e Chile. Os mais comuns são a base de codeína, usada no tratamento de dores muito fortes, especialmente após cirurgias. Seu uso abusivo, no entanto, pode levar à dependência química.Em toda a América do Sul estima-se que entre 0,3% e 0,4% da população adulta (ou quase um milhão de pessoas entre 15 e 64 anos) faça uso de opiodes, incluindo o uso irregular de medicamentos.
Já o uso irregular de remédios para emagrecer, a base de anfetaminas, se manteve estável nos países da América Latina e em patamar próximo da média mundial. A ONU estima que entre 0,5% e 0,7% da população entre 15 e 64 anos (entre 1,34 milhão e 1,89 milhão de pessoas) faça uso desses medicamentos na América Latina. Esses produtos são legalmente prescritos como anoréxicos e para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção.
Na região, o Brasil, a Venezuela e a Argentina se mantiveram como os países com maior prevalência e número absolutos de usuários de anfetaminas e metanfetaminas na América do Sul. O representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes no Brasil, Bo Mathiasen, comentou o uso de medicamentos no Brasil.
- O uso abusivo de medicamentos atinge mais as mulheres, principalmente com o uso dos remédios para emagrecer, embora o país tenha feito esforços e avanços no controle desses remédios nos últimos anos. Há alguns anos atrás o Brasil tinha um problema bastante sério com este tipo de medicamentos e hoje em dia a situação está muito melhor.
De acordo com uma pesquisa nacional relatada no estudo, 10,5% dos estudantes brasileiros relataram o uso de anfetaminas em 2009. A porcentagem foi maior entre as mulheres, de 14,1% do que entre os homens, de 5,5%. De acordo com o relatório, o uso de anfetaminas é maior entre as mulheres ‘ devido aos efeitos anoréxicos e a uma cultura predominante de uso de medicamentos para o propósito de perda de peso’.
O relatório diz ainda que drogas prescritas substituem outras drogas ilícitas por serem consideradas menos nocivas, já que são indicadas por médicos, por serem mais baratas que drogas proibidas e por serem mais aceitas socialmente.Outro fator para a crescente popularidade dessas drogas, diz a UNODC, é que pacientes as compartilham ou as vendem para parentes e amigos. O órgão diz que seu uso é especialmente comum entre jovens adultos, mulheres, idosos e profissionais da saúde.
Cocaína
O relatório da ONU também mostra o uso de drogas ilícitas. De acordo com o relatório da ONU, o consumo de cocaína e de heroína ficou estável na América do Sul em 2009. Naquele ano, 900 mil pessoas declararam ter feito uso da droga no Brasil. Somados, Brasil, Argentina e Chile têm dois terços dos usuários de cocaína da América do Sul.
- O Brasil está com consumo comparado aos vizinhos no mesmo nível. O número de 900 mil pessoas comparativamente com a população é um número dentro da média. Este uso inclui o crack.
Maconha
O relatório mundial sobre drogas aponta ainda que a maconha é a droga mais produzida e consumida no mundo todo. Em 2009, 4,5% da população adulta, ou cerca de 200 milhões de pessoais, consumiram a droga.
E você está se auto-medicando??
coloque aqui sua opinião.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÉREBRO REPTILIANO

ENTENDENDO O PROCESSO IMPLANTAÇÃO DE CRENÇAS E AUTO-SABOTAGEM. Na medicina essa parte do nosso cérebro é conhecida como Complexo-R. Foi pesquisada pelo neurocientista Paul MacLean. Seu livro “The triune brain in evolution”, Ed. Kluwer Print on Dema, custa 1.352,70 reais.  Um livro com este preço deve ser sobre um assunto extremamente importante e valioso, não acham?  E também e star ao alcance de muitos poucos é claro! Para uma descrição científica vejam: http://pt.wikipedia.org/ wiki/Encéfalo O cérebro reptiliano é responsável pela auto-preservação e agressão. Essa é sua função principal. Já está visto o quanto ele é responsável pela situação da pessoa na vida, seu dinheiro, sua saúde, seus relacionamentos, etc. O comportamento humano está na função direta do Complexo-R. Ele explica o porquê da tremenda auto-sabotagem que os humanos fazem. Entendida a função do Cérebro Reptiliano entende-se praticamente todo o comportamento humano, todos os problemas que existem nesse planeta e

O que é a ABRATH?

Atualmente, é necessário que, um profissional seja capacitado o bastante para demonstrar a veracidade do seu serviço ou a qualidade do seu produto, conquistando a confiança de seu cliente, com honestidade e ética. A Terapia Holística não é exceção. Nossa categoria profissional de prestadores de serviços vem crescendo exponencialmente. Se no passado distante, as técnicas holísticas eram vistas como enganadoras e no passado recente como “terapias alternativas”, nos dias atuais, somos profissionais com uma missão bem determinada: orientar as pessoas para buscar o seu equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual em diversas técnicas como Terapeuta Holístico. Objetivo Nosso objetivo é atuar junto com Terapeutas Holísticos que têm a missão holística em mente e colaborar para adquirirem mais autoconfiança e transmitirem esta confiança para seus clientes. Como foi dito, é necessária uma comprovação na sociedade atual. O Certificado de Responsabilidade Técnica Holística (CRTH), com abr

Mini currículo!

Terapeuta Holístico. Psicoterapeuta Holístico, cromo terapeuta, Iridoterapeuta, Massoterapeuta, terapeuta Floral. Foi Coordenador técnico do Centro terapêutico Nova Esperança, referencia no tratamento da dependência química no estado de Goiás. A mais de 13 anos atua como voluntário/coordenador em grupos de Amor-Exigente. Consultor organizacional, na avaliação, treinamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares voltadas à dependência química e co-dependência. Conselheiro Terapêutico, prestando assessoria ás comunidades terapêuticas e outras organizações. Presta assessoria e consultoria, na implantação de programas empresariais, voltado à qualidade de vida, prevenção ao uso e abuso de álcool, drogas e comportamentos compulsivos, tratamento e acompanhamento dos dependentes químicos no ambiente organizacional. Executa palestras: em empresas, escolas, grupos de jovens, grupos religiosos, grupos de autoajuda, presídios, etc. Atendimentos individuais de