Pular para o conteúdo principal

Dependência Emocional


A dependência emocional é um estado psicológico que se manifesta nas relações sociais. Estas relações se caracterizam por serem instáveis, destrutivas e marcadas por um forte desequilíbrio, onde o dependente se submete e idealiza ao outro. Neste artigo nos centraremos na dependência emocional em relação ao parceiro.
Para a pessoa dependente, esta situação afeta de forma negativa a sua autoestima e a sua saúde física e/ou mental. Mas apesar do mal estar e do sofrimento que a relação lhes causa, se sentem incapazes de terminar a relação.
Quais são as características de uma pessoa dependente?
  1. Baixa autoestimadependencia emocionaal
  2. Medo da solidão
  3. Estado de ânimo disfórico (pensamentos e sentimentos negativos)
  4. Preferir seu parceiro aos demais
  5. Eleição frequente de parceiros egoístas, presunçosos e hostis
  6. Necessidade de acesso contínuo ao parceiro
  7. Autoanulação (renunciar a ser ele mesmo, com a finalidade de agradar)
  8. Desejos de exclusividade
  9. Necessidade de agradar (preocupação com as críticas e a rejeição)
  10. Déficit de habilidades sociais (baixa assertividade)
  11. Ocupar um papel inferior no relacionamento amoroso
A dependência emocional se converte em um problema quando a pessoa pretende preencher o vazio da sua vida com o seu parceiro ou com parceiros repetidos, quando deixa de ter objetivos e se concentra única e exclusivamente na relação.
A dependência emocional recebe uma larga lista de denominações na literatura científica e de autoajuda(apego afetivo, adicção ao amor, dependência sentimental, transtorno de personaliade dependente…). Porém, muito além nomenclatura, o que interessa é como eliminar ou diminuir a dependência emocional. Se o que se deseja é evitá-la e não chegar ao extremo descrito anteriormente,Antoni Martínez nos proporciona três dicas em seu blog “Psicología en Positivo”
Vamos pois às dicas ou conselhos para superar a dependência emocional:
  • Reconheça o problema para melhorar a sua qualidade de vidasuperar la dependencia emocional
  • Faça uma lista das coisas que lhe prejudicavam ou tem feito por teu parceiro (terás noção realmente do sofrimento a que estavas exposto)
  • Reforce sua autoestima
  • Aprenda a estar só
  • Potencie sua autonomia
  • Não deixe de lado as suas amizades
  • Tome suas próprias decisões
Como poderão comprovar, muitas destas dicas são necessárias para superar a dependência emocional. É fácil escrevê-las e lê-las, mas não cumpri-las. Por isso os psicólogos dispõem das ferramentas adequadas para solucionar essa classe de problemas de maneira efetiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini currículo!

Terapeuta Holístico. Psicoterapeuta Holístico, cromo terapeuta, Iridoterapeuta, Massoterapeuta, terapeuta Floral. Foi Coordenador técnico do Centro terapêutico Nova Esperança, referencia no tratamento da dependência química no estado de Goiás. A mais de 13 anos atua como voluntário/coordenador em grupos de Amor-Exigente. Consultor organizacional, na avaliação, treinamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares voltadas à dependência química e co-dependência. Conselheiro Terapêutico, prestando assessoria ás comunidades terapêuticas e outras organizações. Presta assessoria e consultoria, na implantação de programas empresariais, voltado à qualidade de vida, prevenção ao uso e abuso de álcool, drogas e comportamentos compulsivos, tratamento e acompanhamento dos dependentes químicos no ambiente organizacional. Executa palestras: em empresas, escolas, grupos de jovens, grupos religiosos, grupos de autoajuda, presídios, etc. Atendimentos individuais de...

O que é a ABRATH?

Atualmente, é necessário que, um profissional seja capacitado o bastante para demonstrar a veracidade do seu serviço ou a qualidade do seu produto, conquistando a confiança de seu cliente, com honestidade e ética. A Terapia Holística não é exceção. Nossa categoria profissional de prestadores de serviços vem crescendo exponencialmente. Se no passado distante, as técnicas holísticas eram vistas como enganadoras e no passado recente como “terapias alternativas”, nos dias atuais, somos profissionais com uma missão bem determinada: orientar as pessoas para buscar o seu equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual em diversas técnicas como Terapeuta Holístico. Objetivo Nosso objetivo é atuar junto com Terapeutas Holísticos que têm a missão holística em mente e colaborar para adquirirem mais autoconfiança e transmitirem esta confiança para seus clientes. Como foi dito, é necessária uma comprovação na sociedade atual. O Certificado de Responsabilidade Técnica Holística (CRTH), com abr...

O Poder da Energia Sexual.

A sexualidade é algo muito amplo que não se resume apenas na reprodução humana, como muitas religiões ainda pregam, pois a energia sexual é fundamental para podermos cumprir o nosso programa reencarnatório e realizarmos as aprendizagens necessárias. Em verdade, uma vida sexual saudável pode proporcionar ao ser humano a alegria de viver e o entusiasmo pela vida. Pelo contrário, reprimir o fluxo da energia sexual pode acarretar inúmeros desvios e distúrbios em sua vida. Freud, o pai da psicanálise, estudou e chamou de libido essa energia sexual. Em seus estudos, descobriu que a repressão da libido provocava várias doenças em seus pacientes. Seu discípulo, William Reich, dizia também que a saúde do ser humano dependia de sua sexualidade. Freud definiu saúde mental como sexualidade e sociabilidade naturais, espontânea satisfação pelo trabalho e capacidade de amar. Apesar de termos hoje laboratórios para estudar e entender o funcionamento sexual humano, ainda assim vivemos numa socied...