Pular para o conteúdo principal

Uma das técnicas terapeuticas ultilizadas é o Shiatsu

No Shiatsu usa-se a pressão dos dedos sobre os pontos de Acupuntura para desfazer bloqueios nos canais de energia do corpo (meridianos) e equilibrar as polaridades Yin e Yang, prevenindo doenças, tecendo diagnósticos e tratando vários distúrbios.
Assim como precisamos de amor para alimentar a nossa alma, precisamos do toque para alimentar o nosso corpo, e o Shiatsu é um dos meios para isso.
Popularmente, o Shiatsu é considerado apenas uma massagem oriental, mas é mais do que isso: é uma forma de recuperarmos o estado de "ser criança".
A palavra "massagem" vem de "amassar" - o que não define totalmente o Shiatsu, pois além de amassamentos (manobra que lembra a massagem nos ombros, por exemplo), utiliza também pressões (shi = dedo; atsu = pressão), alongamentos e manipulações (inclusive na coluna vertebral).
O nosso corpo possui mais de 2.000 pontos de acupuntura (pelos quais se absorve energia vital). Muitos deles encontram-se ao longo de canais de energia (ou Meridianos) e sua função é transportar a energia absorvida até os órgãos e vísceras que governam. Por eles circula a energia vital tal como o sangue corre pelos vasos sanguíneos. Assim, há o Meridiano do Coração, o Meridiano do Rim, etc.
Quando os pontos ficam bloqueados (devido aos traumas emocionais, fumo, álcool, drogas, pensamentos desarmoniosos, etc) a energia vital chega com maior dificuldade aos órgãos, prejudicando-os, sendo o início da doença. Um sintoma que denuncia estarem bloqueados é a dor sentida quando pressionados. Durante o Shiatsu, a cada pressão sobre eles, o bloqueio - bem como a dor - vão gradualmente se dissolvendo. Com isto, o Shiatsuterapeuta dissolve a doença (bloqueio) ainda no nível de energia, impedindo que ela chegue ao corpo físico.
O Ocidente está acostumado ao par saúde/doença. A Medicina Oriental encara a doença como uma lesão em parte do organismo humano. Por essa razão, o homem ocidental não é tratado como um todo, mas parcialmente.
O pai da psicanálise, Sigmund Freud, após a descoberta do inconsciente, apontou para um mal-estar que atingiria o homem em nossa civilização. O que seria esse mal-estar que desequilibraria o indivíduo como um todo, mexeria com suas emoções, seu psiquismo e atingiria, também, o seu corpo?
Foi o terapeuta W. Reich quem aprimorou o estudo do mal-estar humano, com o estudo sobre a energia cósmica ou energia orgone e a sua importância no funcionamento vital humano. Para Reich, mente e corpo estariam em constante interação e a ponte entre esses dois pólos seria a energia orgone. O bloqueio dessa energia no corpo humano produziria uma estase (estagnação) energética.
Há mais de 3.000 anos, os orientais já falavam da energia cósmica chamando-a de KI.
Para eles, não haveria a polaridade ocidental saúde/doença. A Medicina Oriental acredita que o homem sofreria, na verdade, de desequilíbrios energéticos que poderiam gerar disfunções nos órgãos e vísceras. Se esses desequilíbrios não forem tratados, podem provocar posteriormente lesões nesses mesmos órgãos ou vísceras, O adoecer, portanto, seria um processo. O tratamento do Shiatsu, conhecido como acupuntura manual, atua exatamente na circulação energética do corpo humano, visando desbloquear os desequilíbrios ocorridos na mesma, nos seus canais chamados meridianos.
A energia saudável circula de acordo com a harmonia das duas polaridades YIN e YANG, sem que nenhuma delas predomine sobre a outra, ou se torne extrema. Quando YIN predomina, o homem pode se sentir fraco, deprimido, com a pele fria, enfim, hipofuncionante. Quando YANG predomina, o indivíduo se sente agitado, calorento, com o coração e a respiração acelerados, insone, enfim, hiperfuncionante.
O Shiatsu, assim como a Acupuntura, atua exatamente na origem desses desequilíbrios, interrompendo o processo de adoecimento do indivíduo, harmonizando as polaridades energéticas, equilibrando mente e corpo.
Com o estudo neurofisiológico da Acupunturae do Shistsu, a ciência moderna já reconhece que a técnica proporciona a homeostasia (equilíbrio) do organismo, liberando algumas substâncias tais como: endorfinas, serotonina e ácido gama amino butírico (GABA) etc:

Endorfina - Substância semelhante à morfina (beta endorfina, encefalina e dinorfina), encontrado no cérebro e medula espinal e, dentre outras funções, modula a entrada da sensação dolorosa, principalmente a dinorfina.
Serotonina - Encontrada no Sistema Nervoso Central, tem a ação sobre a atenção e o estado emocional (a produção inadequada de serotonina pode ser responsável pela depressão crônica).
GABA - Ácido Gama Amino Butírico: geralmente tem efeito inibitório (é um redutor da ansiedade).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÉREBRO REPTILIANO

ENTENDENDO O PROCESSO IMPLANTAÇÃO DE CRENÇAS E AUTO-SABOTAGEM. Na medicina essa parte do nosso cérebro é conhecida como Complexo-R. Foi pesquisada pelo neurocientista Paul MacLean. Seu livro “The triune brain in evolution”, Ed. Kluwer Print on Dema, custa 1.352,70 reais.  Um livro com este preço deve ser sobre um assunto extremamente importante e valioso, não acham?  E também e star ao alcance de muitos poucos é claro! Para uma descrição científica vejam: http://pt.wikipedia.org/ wiki/Encéfalo O cérebro reptiliano é responsável pela auto-preservação e agressão. Essa é sua função principal. Já está visto o quanto ele é responsável pela situação da pessoa na vida, seu dinheiro, sua saúde, seus relacionamentos, etc. O comportamento humano está na função direta do Complexo-R. Ele explica o porquê da tremenda auto-sabotagem que os humanos fazem. Entendida a função do Cérebro Reptiliano entende-se praticamente todo o comportamento humano, todos os problemas que existem nesse planeta e

O que é a ABRATH?

Atualmente, é necessário que, um profissional seja capacitado o bastante para demonstrar a veracidade do seu serviço ou a qualidade do seu produto, conquistando a confiança de seu cliente, com honestidade e ética. A Terapia Holística não é exceção. Nossa categoria profissional de prestadores de serviços vem crescendo exponencialmente. Se no passado distante, as técnicas holísticas eram vistas como enganadoras e no passado recente como “terapias alternativas”, nos dias atuais, somos profissionais com uma missão bem determinada: orientar as pessoas para buscar o seu equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual em diversas técnicas como Terapeuta Holístico. Objetivo Nosso objetivo é atuar junto com Terapeutas Holísticos que têm a missão holística em mente e colaborar para adquirirem mais autoconfiança e transmitirem esta confiança para seus clientes. Como foi dito, é necessária uma comprovação na sociedade atual. O Certificado de Responsabilidade Técnica Holística (CRTH), com abr

Mini currículo!

Terapeuta Holístico. Psicoterapeuta Holístico, cromo terapeuta, Iridoterapeuta, Massoterapeuta, terapeuta Floral. Foi Coordenador técnico do Centro terapêutico Nova Esperança, referencia no tratamento da dependência química no estado de Goiás. A mais de 13 anos atua como voluntário/coordenador em grupos de Amor-Exigente. Consultor organizacional, na avaliação, treinamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares voltadas à dependência química e co-dependência. Conselheiro Terapêutico, prestando assessoria ás comunidades terapêuticas e outras organizações. Presta assessoria e consultoria, na implantação de programas empresariais, voltado à qualidade de vida, prevenção ao uso e abuso de álcool, drogas e comportamentos compulsivos, tratamento e acompanhamento dos dependentes químicos no ambiente organizacional. Executa palestras: em empresas, escolas, grupos de jovens, grupos religiosos, grupos de autoajuda, presídios, etc. Atendimentos individuais de