Pular para o conteúdo principal

Número de internações compulsórias cresce 106%


Segundo o MPE, 631 internações compulsórias de viciados em drogas foram realizadas no primeiro trimestre de 2012 em Cuiabá


Uso de drogas: crescimento no consumo exige estrutura e organização maior por parte do Estado
JÉSSICA BENITEZ
Da Reportagem

O consumo de drogas ilícitas vem crescendo absurdamente nos últimos anos. Como conseqüência, o número de internações também subiu, principalmente as obrigatórias.

Segundo dados divulgados pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 20ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá, 631 internações compulsórias de viciados em drogas foram realizadas somente no primeiro trimestre de 2012 na capital mato-grossense.

Embasados em solicitações feitas pelos próprios familiares, os pedidos aumentaram 106% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Na opinião do procurador de Justiça e titular da Procuradoria de Justiça Especializada da Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do prado, a expressiva subida nos números se deve ao aumento do consumo de drogas e também à conscientização das famílias em relação ao problema, o que faz com que elas procurem ajuda dos setores competentes.

“Por um lado, verificamos que o problema da dependência química está sendo desmascarado, a sociedade está colocando as suas feridas para fora e as famílias estão buscando o auxílio das autoridades. Por outro lado, também verificamos um consumo maior de drogas perante a juventude de todas as camadas sociais”, ressaltou.

Para que o caso seja de fato encaminhado a tratamento, é necessário realizar uma análise prévia. Os pedidos de internação são avaliados pelo Núcleo Psicossocial (NUPs) e, depois que o resultado sai, o juiz decide se haverá encaminhamento do dependente químico.

Praticamente todos os usuários são enviados ao Hospital Adauto Botelho, para que passem por uma desintoxicação. Porém, o índice de reincidência é alto: 80%, segundo o promotor de Justiça que atua junto ao Juizado Especial Criminal da Capital, Roosevelt Pereira Cursine.

É importante destacar que a internação compulsória é diferente da involuntária. “A internação involuntária ocorre quando os próprios parentes do dependente químico resolvem encaminhá-lo para tratamento. Nesses casos, a lei determina que a família informe o Ministério Público sobre a internação no prazo de até três dias”, informou o promotor de Justiça.

SEMINÁRIO - Entre os dias 02 e 04 de maio o 'I Seminário Mato-grossense sobre Drogas, Internações de Dependentes Químicos' irá abordar vários temas, entre eles os três tipos de internação: voluntária, involuntária e compulsória, com base na Lei 10.216/2001. Também haverá painéis com o tema ‘Inclusão de crianças e adolescentes em programa oficial e comunitário de auxílio, orientação e tratamento a dependente de álcool e outras drogas’. Serão realizadas, ainda, oficinas de trabalho nas áreas de saúde, assistência social e jurídico/legal. (Com Assessoria – MPE) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÉREBRO REPTILIANO

ENTENDENDO O PROCESSO IMPLANTAÇÃO DE CRENÇAS E AUTO-SABOTAGEM. Na medicina essa parte do nosso cérebro é conhecida como Complexo-R. Foi pesquisada pelo neurocientista Paul MacLean. Seu livro “The triune brain in evolution”, Ed. Kluwer Print on Dema, custa 1.352,70 reais.  Um livro com este preço deve ser sobre um assunto extremamente importante e valioso, não acham?  E também e star ao alcance de muitos poucos é claro! Para uma descrição científica vejam: http://pt.wikipedia.org/ wiki/Encéfalo O cérebro reptiliano é responsável pela auto-preservação e agressão. Essa é sua função principal. Já está visto o quanto ele é responsável pela situação da pessoa na vida, seu dinheiro, sua saúde, seus relacionamentos, etc. O comportamento humano está na função direta do Complexo-R. Ele explica o porquê da tremenda auto-sabotagem que os humanos fazem. Entendida a função do Cérebro Reptiliano entende-se praticamente todo o comportamento humano, todos os problemas que existem nesse planeta e

O que é a ABRATH?

Atualmente, é necessário que, um profissional seja capacitado o bastante para demonstrar a veracidade do seu serviço ou a qualidade do seu produto, conquistando a confiança de seu cliente, com honestidade e ética. A Terapia Holística não é exceção. Nossa categoria profissional de prestadores de serviços vem crescendo exponencialmente. Se no passado distante, as técnicas holísticas eram vistas como enganadoras e no passado recente como “terapias alternativas”, nos dias atuais, somos profissionais com uma missão bem determinada: orientar as pessoas para buscar o seu equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual em diversas técnicas como Terapeuta Holístico. Objetivo Nosso objetivo é atuar junto com Terapeutas Holísticos que têm a missão holística em mente e colaborar para adquirirem mais autoconfiança e transmitirem esta confiança para seus clientes. Como foi dito, é necessária uma comprovação na sociedade atual. O Certificado de Responsabilidade Técnica Holística (CRTH), com abr

Mini currículo!

Terapeuta Holístico. Psicoterapeuta Holístico, cromo terapeuta, Iridoterapeuta, Massoterapeuta, terapeuta Floral. Foi Coordenador técnico do Centro terapêutico Nova Esperança, referencia no tratamento da dependência química no estado de Goiás. A mais de 13 anos atua como voluntário/coordenador em grupos de Amor-Exigente. Consultor organizacional, na avaliação, treinamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares voltadas à dependência química e co-dependência. Conselheiro Terapêutico, prestando assessoria ás comunidades terapêuticas e outras organizações. Presta assessoria e consultoria, na implantação de programas empresariais, voltado à qualidade de vida, prevenção ao uso e abuso de álcool, drogas e comportamentos compulsivos, tratamento e acompanhamento dos dependentes químicos no ambiente organizacional. Executa palestras: em empresas, escolas, grupos de jovens, grupos religiosos, grupos de autoajuda, presídios, etc. Atendimentos individuais de